NOTÍCIA EM Economia, O que acontece
Crise econômica: o Brasil vai mais uma vez emprestar dinheiro ao FMI
Postado em 2 de dezembro de 2011

Equipe No Pátio

Com a situação da crise financeira na Europa ainda indefinida, o Brasil vai mais uma vez entrar com um subsídio financeiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI). O objetivo, é tentar minimizar os efeitos da crise econômica mundial principalmente no continente europeu. Guido Mantega ministro da Fazenda, fez o anúncio do aporte de recursos, após uma […]

1

Com a situação da crise financeira na Europa ainda indefinida, o Brasil vai mais uma vez entrar com um subsídio financeiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI). O objetivo, é tentar minimizar os efeitos da crise econômica mundial principalmente no continente europeu. Guido Mantega ministro da Fazenda, fez o anúncio do aporte de recursos, após uma reunião com a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, em Brasília.

O Ministro fez questão de frisar, que o Brasil está disposto a colaborar: “Desta vez o FMI não veio trazer dinheiro como no passado, mas veio pedir dinheiro para o Brasil emprestar. Prefiro ser credor do que devedor. Temos larga cooperação que vamos reforçar”, relata Mantega. Guido acredita ainda, que a zona do euro tem instrumentos suficientes para para superar a crise, o fato é, que enquanto a crise não é contornada a situação se deteriora. “Nossa preocupação não é só com os países europeus, mas principalmente com os países emergentes”, complementa o Ministro.

Lagarde diz que nenhum país está imune à crise na Europa, mas que o Brasil está mais protegido. Mantega não revelou os valores desse reforço financeiro ao FMI. O montante deve ser decido entre os integrantes do Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul) antes da reunião do G20, prevista para fevereiro. Ele ainda diz que o Brasil vai apontar recursos, mas, “esperamos que todos os países compareçam. Vamos colocar nossos recursos, mas esperamos que eles também entrem com a parte deles, até porque se trata de países muito mais ricos e fortes do que nós”.

Foto: Reprodução

1 comentário
 
Me ajudou muito com a minha pesquisa. Leitura facil e interessante! Inflação e PIBinho fazem de 2014 um ano dificil para quem produz. Preparamos 10 cuidados para enfrentar crise.


  • Facebook
  • twitter
  • RSS
  Assine Newsletter
Aguarde...