Preservar, cuidar e proteger as florestas – Compromisso de todos

;)

Proteger as florestas é cuidar de toda a biodiversidade que faz com que a Terra esteja em equilíbrio. Em outras palavras, é dar uma melhor qualidade de vida para o próprio ser humano, com mais ar puro, verde, animais e plantas essenciais para a sobrevivência da raça humana. Por isto, hoje, 17 de julho, ao comemorar o Dia de Proteção às Florestas, se quer fazer também um grande alerta de que todos, homens e mulheres, crianças, adultos e velhos são responsáveis por cuidar desse bem tão precioso.

Nos últimos anos, a discussão sobre as florestas brasileiras vem ganhando cada vez mais visibilidade graças à votação do novo Código Florestal. Entre idas e vindas do texto, a presidenta Dilma Rousseff vetou alguns pontos do Código. Desagradou em parte os ruralistas, e desapontou totalmente os ambientalistas que esperavam que ela vetasse todo o texto.

Outro ponto que tem ganhado os noticiários é a lendária construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Povos indígenas, comunidades tradicionais da região e ambientalistas alegam os prejuízos incontáveis que a obra pode causar às florestas e comunidades que vivem na região. Para o governo, é preciso que Belo Monte saia do papel para que o país continue no ritmo de desenvolvimento.

A grande marca deste Dia de Proteção às Florestas é incentivar ações bem sucedidas no Brasil e no mundo, que tem salvado do desmatamento milhares de hectares de floresta e, também, reconhecer ações de convivência possíveis e viáveis com pouca ou nenhuma agressão ao meio ambiente.

Neste sentido, estão a vida das comunidades extrativistas e também das tribos indígenas que conseguem retirar das florestas o essencial para sua sobrevivência sem derrubar milhares de árvores como muitos pecuaristas. Sem contar as extrações de madeira ilegal e a especulação imobiliária que também já chegou a essas áreas.

Muitas empresas já perceberam que ou protegem e cuidam das florestas, fonte de matéria prima para os produtos que produzem, ou vão ter que mudar de negócio. Por isso, várias são as iniciativas de reflorestamento e manejo florestal que precisão também ser reconhecidas e que são uma alternativa para amenizar a devastação dessa áreas.

Neste Dia de Proteção às Floretas, seja você também um protetor desse bem da humanidade. Assuma essa causa e propague a iniciativa. Confira o filme oficial do Ano Internacional das Florestas, produzido para a Organização das Nações Unidas (ONU).

Imagem de Amostra do You Tube

 

Fotos e vídeo: reprodução

0 comentários Preservar, cuidar e proteger as florestas – Compromisso de todos

.

Comente